Eleição de síndico: 4 dicas para ter sucesso na assembleia

Conforme nos aproximamos do final do mandato de síndico,  e o condomínio se prepara para a tão esperada reunião de assembleia para eleição de síndico.

Independentemente se a eleição de síndico será feita através de uma reunião virtual de assembleia ou no tradicional cara a cara, a dinâmica é geralmente a mesma: para se tornar síndico do condomínio, é necessário convencer a comunidade de que você é a opção ideal para cuidar do patrimônio deles. Portanto, a apresentação é um ponto crucial para ser eleito síndico.

Com base em nossos conhecimento  montamos este artigo com quatro dicas para ajudar você a ter sucesso na assembleia e ser eleito o novo síndico condomínio!

 

1. Conheça bem o condomínio

Vamos começar pelo básico: um bom candidato deve conhecer o condomínio que pretende gerir. Entender o contexto e o histórico da gestão é fundamental na hora de desenvolver uma proposta alinhada com as necessidades daquela comunidade. Afinal, cada condomínio é único.

Logo, procure visitar o condomínio, consultar a convenção condominial antes da data da reunião e conversar com os integrantes do conselho fiscal, visando também entender como foi a gestão e a prestação de contas do síndico anterior. Deste modo, você pode basear a sua apresentação de eleição nas soluções que pode oferecer, buscando sanar as dores do condomínio.

Se você está se candidatando para a reeleição como síndico, aproveite o conhecimento que adquiriu sobre o condomínio nos últimos dois anos de gestão. Use dados e valores para basear suas propostas e relembre a todos os ótimo trabalho que você vem fazendo no local.

 

2. Esteja preparado para imprevistos

Isso pode parecer bobagem para muitos, mas sempre é bom frisar: esteja sempre preparado para possíveis imprevistos. Por exemplo: monte sua apresentação em slides, mas também leve material impresso. Assim, você não será prejudicado caso o condomínio não tenha projetor ou aconteça outro tipo de imprevisto.

Recomendamos preparar uma lista com todos os materiais que você pretende apresentar na reunião e revisar se todos estão com você na noite anterior à reunião.

 

3. Preste atenção ao tempo

O tempo é uma questão primordial na hora de fazer a defesa das suas propostas. Primeiramente, seja pontual. Se organize para chegar no local da reunião com antecedência. Assim, de quebra, você ainda tem a oportunidade de cumprimentar os condôminos conforme eles forem chegando na reunião, passando uma imagem de profissional simpático, gentil e, claro, pontual.

Saiba o tempo que você terá para se apresentar e reserve alguns minutos para que os moradores possam fazer perguntas a você. Tente antecipar que perguntas podem ser feitas com base nas informações que você adquiriu fazendo a visita de campo e conversando com o conselho fiscal.

Uma dica valiosa é treinar seu discurso com o auxílio de um cronômetro, pois assim será possível perceber se:

  • Você está falando muito rápido?
  • Você tem algum vício de linguagem? (ex: “hããããããa” ou “tipo”)
  • Sua apresentação está curta ou longa demais?
  • Se existe alguma parte que precise de mais treino?
  • Se existe algum trecho que pode receber mais ênfase ou destaque?

 

4. Entenda seu propósito

Por fim, a nossa dica é: relembre porque você quer ser síndico. Qual é o seu objetivo pessoal para exercer o cargo? Qual é o seu propósito?

  • Você quer melhorar a vida no condomínio em que mora?
  • Você quer gerenciar melhor as finanças daquela comunidade?
  • Você quer trilhar uma carreira na área de gestão condominial?

As motivações podem ser inúmeras, por isso ter um propósito claro em mente ajuda a estimular a sua autoconfiança, sua segurança e reflete para os outros o quão dedicado você será com a administração do condomínio.

 

Deixe seu comentário

dez + 16 =