Carnaval em condomínio: como organizar um baile campeão, sem descuidar da segurança

Baile de Carnaval

Os tempos que vivemos são realmente desafiadores. Para quem mora em grandes cidades, a preocupação com a segurança é cada vez maior.

O Carnaval em especial, é um período ainda mais preocupante, pois, apesar de inúmeras pessoas estarem dispostas realmente a se divertir, sabemos que outras nem tanto. E nesta época ocorrem muitas situações que podem expor a nós e a nossa família ao perigo. Em especial as crianças e jovens.

E se você pudesse apreciar seu carnaval de forma familiar, oferecendo as crianças e jovens uma opção segura e acima de tudo, divertida?

Pois bem, isto é possível sim e vamos te apresentar como neste artigo. Vamos ensinar a você como organizar um baile de carnaval ai no seu condomínio, e dar as principais dicas para organizar tudo com segurança e muita folia! Vamos lá?

 

Neste artigo você vai ver:

Organizando o baile de carnaval

Bem um baile de carnaval nada mais é do que uma festa. A diferença é que todos do condomínio estarão convidados para participar. A primeira coisa a se fazer é uma planilha reunindo todas as tarefas que você vai precisar realizar para que o baile dê certo. Vamos te dar as orientações aqui, mas elas com certeza se desdobram em tarefas menores e você vai precisar de algo para controlar tudo. A planilha será bem-vinda!

 

Reservar o salão

A primeira coisa a ser cuidada é a data da festa. Com certeza ela será realizada no playground do seu condomínio certo? E com certeza a primeira ação a ser tomada é reservar o salão de festas, no dia e no período de tempo que ocorrerá a festa. Verificar a data que gostaria de realizar a festa e agendar. Lembre-se que dependendo das providências que você precisará tomar, será importante agendar com antecedência e começar a agir rápido!

 

Formar uma comissão

Agora que já reservou a o salão, a festa já é algo com data, concreto. Seria bom selecionar algumas pessoas para ajudar você a organizar a festa. Claro que você pode organizar tudo sozinho, mas avalie se tem tempo disponível para isto. Caso não, será importante ter alguém ajudando você.

 

Organizar o projeto

Já falamos aqui sobre você ter uma planilha para organizar todas as ações para concretizar o baile de carnaval no seu condomínio. Dependendo do tamanho da festa vale a pena organizar um pequeno projeto. Caso sejam poucas pessoas, a planilha vai ser o suficiente, caso não, procure organizar o projeto. Caso não saiba procure ajuda.

Custear a festa

O primeiro passo é saber quanto a festa vai custar. Primeiro, leia este artigo até o final e depois faça uma lista de todas as despesas.

Como as despesas da festa serão custeadas? A forma mais fácil é vender convites, ou dividir as despesas entre os participantes. Dependendo do que decida será necessário:

  • Vender convites – Busque uma gráfica para preparar e imprimir os convites ou confeccione e imprima em sua casa ou escritório mesmo. E a partir dai divulgue a todos do condomínio sobre a festa. Considere que aqui talvez você precise ter um valor para investir na festa, porque convites podem ser vendidos até mesmo na hora da festa. Contar somente com a venda dos convites para comprar as coisas necessárias a festa pode atrasar os preparativos, ou exigir muita antecedência.
  • Dividir as despesas – Após estabelecer o montante da festa dívida entre todos as despesas, arrecade os valores e vamos partir para a próxima etapa!

 

Convidados e Convites

Hora de decidir se somente os moradores do condomínio participarão da festa ou se vai abrir para convidados também. Uma sugestão: apenas moradores. Abrir para outras pessoas precisa ser avaliado muito bem, pois poderá descaracterizar o ambiente seguro e familiar que desde o começo é o objetivo do carnaval no condomínio.

Comidas e bebidas

Agora defina o que vai ser servido na festa e como serão adquiridas as comidas e bebidas. Vale desde pedir a cada um que contribua, até mesmo contratar um buffet. Seja qual for a decisão, lembre-se que a festa estará recheada de crianças então não podemos esquecer de comidas que agradam os pequenos!

Música!

Carnaval sem música não dá! Então escolha qual vai ser a sua forma de animar a festa. Se algum vizinho fará as vezes de DJ ou se você vai contratar um DJ profissional. Seja como for, aproveite a ocasião para apresentar aos jovens e a garotada as antigas marchinhas de carnaval, dos antigos bailes inocentes de nossos avós! A diversão será garantida.

Decoração

Qual será a decoração da festa? Este é o último ponto a se pensar nos preparativos. Planeje uma decoração típica e bem bonita e que venha alegrar a festa.

Animação da festa

Pense em atividades que podem ser realizadas para os pequenos. Você pode contratar um animador ou os próprios moradores podem se revezar no comando das atividades em seu baile de carnaval no condomínio. Vai ser difícil saber quem se diverte mais, adultos ou crianças.

Um olhar para os jovens

Vai dar um pouco mais de trabalho, mas que tal, se forem feitos dois bailes? Um dedicado as crianças com toda a temática voltada para elas, e outro para os jovens? Neste último, você pode até pedir a garotada para ajudar na organização. Eles adoram se sentir fazendo parte.

Durante a festa: Buffet, música, comportamentos

Os preparativos da festa começam desde a manhã. Com certeza neste dia você ou a comissão organizadora vão ter bastante trabalho.

Tenha bastante atenção em relação a música da festa, para que respeite os limites de altura. Não queremos incomodar os vizinhos além do necessário. E agora é curtir o baile de carnaval no condomínio!

Pós festa: quem arruma tudo?

Tudo arrumado!

Nem todo condomínio conta com um colaborador para fazer a limpeza, caso este não seja o seu caso, mãos a obra. É importante já organizar alguma coisa no dia da festa, ao final

Seja gentil

Vale um bilhetinho de agradecimento aos moradores! Aos que participaram e aos que não participaram. A participação de todos com certeza foi mais do que importante. E os que não participaram, pela paciência, porque festa sempre gera barulho e um certo incômodo, ainda que você tenha tomado todos os cuidados. E quem sabe outras festas típicas poderão vir a partir do sucesso de seu baile de carnaval?

 

 

Deixe seu comentário

dezenove + 6 =